top of page

  Uma ação social com disponibilização de vários serviços e atividades recreativas para a criançada e adolescentes marcou o lançamento do Projeto "Seja Dorense" em Nova Dores. O evento aconteceu na manhã do último dia 20, mobilizando mais de 70 profissionais em trabalho voluntário, que agradou muito a comunidade local.

          O evento foi aberto pela senhora Maria do Carmo Nascimento Nunes que apresentou as finalidades principais do projeto e pela Supervisora Pedagógica Carla Vitorelli da E.M. Maria Aparecida Dias, que agradeceu a doação de cada um nesse importante trabalho em equipe, enfatizando que a ação "seja plantada a esperança de uma escola melhor, de uma comunidade melhor e de uma cidade melhor".

            Na oportunidade,  o pároco da Igreja Nossa Senhora das Dores Frei Justino agradeceu a união de todos em prol do bem da comunidade local. Posteriormente os alunos da Educação Infantil ao 5º Ano encenaram a peça de teatro  "Soldados da Prevenção", crianças e adolescentes da Fundação Futuro do Brasil fizeram apresentação de dança e mudas de árvores nativas foram plantadas nos arredores da praça pelo chefe de Gabinete Rodrigo Corrêa, pela Secretária Municipal de Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Lazer Cláudia Rocha.

Serviços disponibilizados

            A ação "Hora da Beleza" contou com a participação dos cabeleireiros Michel e Ângela arrumando e fazendo cortes de cabelos.  No Bazar de troca "Vamos Combater a Dengue", sob a coordenação da técnica em saúde Maria Nézia Teixeira de Oliveira, garrafas petis, pneus e latas foram trocados por roupas e acessórios. A equipe da Defensoria Pública, contando com a presença do Defensor Público Dr. Geraldo Metri Pinto apresentou orientações sobre direito de família, violência sexual e Lei Maria da Penha, entre outros .

            Na área de saúde a Barraca Hiperdia dos alunos da Unipac, sob a coordenação da enfermeira Raphaela Fontainha Rocha, disponibilizou os serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia. A equipe de assistência social, coordenada pelo funcionário Sandro Wallas realizou orientações sobre passe livre e benefícios eventuais, realizou agendamento e atualização do Programa Bolsa Família.

            O Instituto Federal também participou da iniciativa com a Barraca Recreação trabalhada pelos professores Benedito Zomirio de Carvalho e Izabel Rodrigues junto com os alunos do curso de Guia de Turismo. O evento contou com brinquedos pula pula e com a distribuição de pipocas,  algodão doce e lanches para a criançada.

            Ao final de seu pronunciamento a supervisora Maria do Carmo leu a mensagem da Secretária de Educação Cleire Maria Calderaro Nagib e  do prefeito Bebeto Faria para Nova Dores: "Observar, compreender, sentir, amar...enfim cuidar! É isso que sonhamos para vocês hoje. Que amem esse pedacinho de terra que é de "Dores", que saibam cuidar e respeitar o próximo e quem sabe assim servir de exemplo para outros pedacinhos de Santos Dumont. É um projeto simples, sem muitos gastos, sem grandes projeções, mas com grandes intenções. Vocês são muito importante!"

            Nas palavras do Conselheiro Tutelar Wilson, entidade parceira do projeto, "com essa ação pretende-se iniciar um trabalho de combate a situação de risco pessoal e social das famílias, das crianças e adolescentes da região e de Nova Dores, que apresenta hoje graves problemas em relação às drogas, alcoolismo e violências".

 

Promoção e Apoio:

 

         O Projeto “Seja Dorense” foi idealizado pela Supervisora Pedagógica Maria do Carmo N. Nascimento e pelo conselheiro Tutelar Wilson Francisco Nepomuceno, através da Secretaria de Educação e Cultura em parceria com a Escola Municipal “Maria Aparecida Dias”.
A Ação teve o apoio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate as Drogas , Secretaria de Saúde, Secretaria do Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Lazer, Secretaria de Agricultura e Pecuária, Conselho Tutelar, IFET ( Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Santos Dumont, MG), Fundação Futuro Brasil, PEAS (Programa de Educação Afetivo-Sexual),  Defensoria Pública e 63ª Cia de Polícia Militar Especial de Santos Dumont e voluntários da localidade.

bottom of page